Indicados ao prêmio Bafta – Anuncio dos vencedores é hoje!

No último domingo (15),O Globo de Ouro abriu a temporada de premiações cinematográficas. Na esteira, a Academia Britânica de Cinema (BAFTA) divulgou nesta terça-feira (17), a lista completa dos indicados ao prêmio de 2012. Considerada a versão britânica do Oscar,o Bafta é a premiação do cinema mais vista fora dos Estados Unidos.

Na corrida, O Artista lidera as indicações, figurando em 12 das 24 categorias possíveis, incluindo melhor filme. Francês, mudo e em preto e branco, foi uma das grandes boas surpresas do domingo, quando arrematou três prêmios – melhor comédia ou musical, melhor ator de comédia e melhor música original.O filme deve estrear no Brasil dia 10 de fevereiro. Vem seguido de perto por O Espião que Sabia Demais (11 indicações), filme baseado no romance do britânico John Le Carré.

Nas categorias de melhor ator e atriz, os favoritos são Meryl Streep, por A Dama de Ferro (em que interpreta a primeira ministra britânica Margaret Thatcher) e George Clooney, por Os Descendentes. Ambos levaram o Globo de ouro pelos mesmos papéis.

A lista ainda inclui Senna, documentário sobre o corredor Ayrton Senna ( 1960 – 1994), em três categorias: melhor filme britânico, melhor montagem e melhor documentário. Nessa última, rivaliza com Martin Scorsese e seu documentário George Harrison: living in the Material World.

Senna passou pelo Brasil ainda em 2010, mas só chegou aos cinemas britânicos em julho de 2011.Em janeiro do ano passado, o documentário conquistou o prêmio do público no Festival de Sundance, na categoria Melhor Documentário Internacional.  Seu diretor, Asif Kapadia, é um veterano do Bafta: levou o prêmio para casa em 2001, por The Warrior.

Na categoria de filmes de animação, os britânicos também repetem as indicações do Globo de Ouro, com As Aventuras de Tintim, Operação presente de Natal e Rango.

Além de concorrer ao prêmio de melhor direção (A Invenção de Hugo Cabret) e documentário (George Harrison: living in the Material World), Martin Scorsese vai receber um prêmio especial, o Academy Fellowship, pelo conjunto da obra.
Rafael Siscati (Época)

Publicado em 12/02/2012, em Audiencia de Canal e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: