Ator de ‘Cilada.com’ será estrela de minissérie bíblica

Acostumado com comédias, Thelmo Fernandes viverá personagem de época. Foto: Jorge Rodrigues/TV Press

MARIANA TRIGO

 

Com mais de 30 participações em novelas, desde Quatro Por Quatro, em 1994, Thelmo Fernandes construiu uma trajetória na TV baseada na comédia. Com diversos personagens engraçados, o ator – que recentemente assinou contrato de três anos com a Record -, agora se prepara para um papel absolutamente distinto em seus 20 anos de carreira. Na próxima minissérie bíblica da emissora, Rei Davi, que estreia em janeiro, este carioca de 45 anos vai viver o profeta Natã, braço direito e conselheiro do protagonista Davi, interpretado por Leonardo Brício. O rei viveu entre 1040 a.C e 970 a.C. Aclamado pela dinastia real judaica, Natã é um sacerdote levita da antiga Jerusalém, que estabelece uma ligação direta com Deus na história bíblica. “É um universo absolutamente diferente do nosso. Estamos online 24 horas por dia. Tive de encontrar um grau de meditação, reflexão e silêncio para chegar a este personagem”, explica.

A primeira sugestão que o diretor da história, Edson Spinello, deu para Thelmo foi assistir a filmes épicos e séries, como Roma e Spartacus. Isso sem falar em todo o trabalho de composição em workshops da emissora para entender os hábitos e costumes da época, bem como a caracterização do personagem. O ator até deixou a barba crescer para Natã. Mas, como ela é muito rala, tem de usar barba falsa e peruca durante as gravações. “Também tenho uma intuição muito forte para interpretar o Natã. Fico me perguntando como as pessoas viviam andando pelo deserto” indaga o ator, que também fez algumas aulas de hebraico para o personagem.

Em sua primeira composição de época na TV, Thelmo não disfarça a empolgação. Afinal, grande parte de seus personagens no veículo era ligada à comédia, principalmente em suas participações em programas como A Grande FamíliaSob Nova DireçãoFaça Sua História e Casos e Acasos, entre outros. “Subi degrau por degrau no meu caminho na televisão. Sou muito obstinado e isso tem se refletido na minha carreira”, avalia, com uma simpatia contagiante.

O humor também teve destaque em seu último papel na Record, o Nasinho, de Ribeirão do Tempo, seu maior personagem na TV até então. Ele começava cômico e fechava a trama como vilão na história de Marcílio Moraes. Antes dessa “vilania humorada”, Thelmo se sobressaiu recentemente no cinema como Gerson, do longaCilada.com, de José Alvarenga Jr. “Gerson foi um personagem delicioso criado para mim pelo meu parceiro Bruno Mazzeo, com quem eu também contracenava na série do Multishow antes do Cilada virar filme”, detalha.

Aliás, no cinema, o terreno de Thelmo é bem extenso. Com mais de 15 longas no currículo, como A Mulher Invisível, de Cláudio Torres, Feliz Natal, primeiro filme de Selton Mello como diretor, Olga, de Jayme Monjardim, e Chico Xavier, de Daniel Filho, entre outros, Thelmo agora aguarda, ansioso, pela estreia em 2012 de seus dois próximos longas.

Ambos já foram rodados: Giovanni Improtta, de José Wilker, e A Quente e a Frio de Juliana Reis, além de um curta. Mesmo com uma agitada rotina entre a TV e o cinema, o ator assegura que não abre mão de fazer teatro simultaneamente. “Não sabia que voltaria ao ar tão rápido na TV, mas isso acontece porque também consegui construir meu espaço no teatro e meu trabalho acaba sendo reconhecido”, comemora Thelmo, que faz parte daCompanhia Fodidos Privilegiados, fundada por Antônio Abujamra.

Sobre Filipe Ferreira

sou um blogueiro ciente do oque faço.

Publicado em 15/10/2011, em Audiencia de Canal. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: